Em mais um capítulo da série “Não Confunda o Fake com o Real”, vamos desmontar outra fake news propagada pela Chapa 1.

A Chapa 1 lançou um ataque a confiabilidade e a solidez financeira do Unafisco Saúde, alegando que há “um rombo nas finanças do plano” a partir das informações de déficits descontextualizados. Pior que isso, querem fazer crer que só viram esse déficit agora, vocês acreditam nossos?  

O que escondem sobre esse tema?  Não mencionam que o referido déficit tem um histórico bem fundamentado, e que o tema foi tratado em mais de uma Webinar. Escondem também que o Diretor do Plano de Saúde Adriano Correi participou do CDS dando explicações sobre os motivos desse déficit, e, mais que isso, não mencionam que o CDS aprovou as contas da atual gestão, incluindo aí as vinculadas ao Plano de Saúde, lembremos que o CDS não pode ser considerado como composto pela chapa 2.

REAL – Cortina de fumaça não vai esconder a má gestão da Chapa 1 no Plano de Saúde.

Fato 1: A realidade é que a Chapa 1 sabia que no dia 26 de agosto, estava convocada uma reunião do Conselho Curador do Unafisco Saúde para tratar sobre “fraude e outras irregularidades contratuais graves com empresas terceirizadas no Unafisco Saúde iniciadas na época da gestão da Chapa 1.

Foram descobertas cobranças contra o Unafisco Saúde de mais de 11.700 consultas de telemedicina que nunca ocorreram, resultando em um desvio significativo de recursos que ainda estão sendo levantados.

Fato 2: A Chapa 2, ao assumir a Direção Nacional, criou modelos de gestão e compliance proporcionando um clima organizacional de confiança interna e externa, gerando a oportunidade para que, trabalhadores do próprio Unafisco denunciassem a fraude.

Fato 3: A gestão atual age em todos os casos, e nesse em especial com responsabilidade para a manutenção da credibilidade do Plano perante os beneficiários e o mercado. Com isso, tratou todo o processo com rigor e sigilo, afinal, a intenção era resolver o problema e não gerar um risco para o Plano.

Fato 4: Apuradas as irregularidades, a Direção Nacional decidiu afastar as gerentes até então supostamente envolvidas nas fraudes, a fim de assegurar o rigor e a imparcialidade necessários para a apuração. E confirmadas as evidências de envolvimento de funcionarias, de anos no Unafisco Saúde, decidiu-se pela demissão por justa causa.

Fato 5. Essas decisões foram comunicadas à categoria ainda em 2022. afastando e demitindo os gestores envolvidos, além de acionar as autoridades competentes para responsabilizar na esfera civil e criminalmente os envolvidos.

Não se deixe enganar por contina de fumaça A notícia falsa e irresponsável de que haveria rombo no Unafisco Saúde, além de temerária por gerar desconfiança nos beneficiários, tem como único objetivo desviar a atenção dos filiados e beneficiários do plano para o que é sim, uma fato grave, com farta documentação e envolvimentos de diretoras da gestão anterior que devem sim, prestar esclarecimentos a categoria e ter seu direito a defesa, pela gravidade dos fatos, mas, convidamos a todos para acessar a Ata do CCUS e os documentos nela indicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *